Fique por dentro – Concursos federais: novo reajuste no auxílio-alimentação!
Acesse também o material de estudo!
Reajuste será de 17,5%, elevando em R$ 1.175 o auxílio-alimentação e tornando ainda mais atrativo os concursos federais!
Novidade importante está chegando para aqueles que sonham em passar nos concursos federais: o Governo Federal e os servidores públicos anunciaram nesta quarta-feira (22) um novo reajuste no auxílio-alimentação.
A recomposição total será de 17,5%, o que garantirá, a partir de dezembro, valores no VA de R$ 1.175. A justificativa da medida é a necessidade de corrigir o valor devido à inflação acumulada ao longo de 2025.
Além do auxílio-alimentação, o plano de saúde e o auxílio-creche também serão reajustados em 2026, com base no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do Brasil.
A informação foi divulgada pelo Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate). No anúncio, a Fonacate disse que a porcentagem recomposta, na verdade, frustrou os servidores.
Os profissionais do funcionalismo público estiveram na Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) justamente para tratar do reajuste, além de reivindicar outros acordos que provocaram a greve e que não foram cumpridos até o momento.
Assinatura Concursos
Assinatura de 1 ano ou 2 anos
Reforma administrativa será protocolada em breve!
Mesmo sem o aval do judiciário brasileiro, a reforma administrativa permanece com força na Câmara dos Deputados e pode realmente impactar concursos federais em breve.
Segundo informações do Jornal Folha de São Paulo, a proposta já tem mais da metade das 171 assinaturas necessárias e deve ser protocolada em até duas semanas.
O deputado Pedro Paulo (PSD-RJ), coordenador do grupo de trabalho que tratou do tema na casa, disse que mais de cem parlamentares assinaram a proposta. Ele ainda disse que será o relator da proposta, por isso não entrou como um dos autores do texto.
Ainda assim, a reforma enfrenta resistências por parte de diversos deputados e servidores. Em audiência pública, realizada durante esta semana, associações sindicais se reuniram e demonstraram insatisfação em relação à medida.
Para as entidades sindicais, o texto traz retrocessos nos direitos dos funcionários públicos. Eles criticam pontos como a regulamentação do trabalho temporário, a avaliação de desempenho, fim das férias acima de 30 dias, entre outros.
Parte dessas entidades organiza protestos contra a reforma para a semana do dia do servidor público, que ocorre em 28 de outubro.
Quer saber tudo sobre os concursos previstos? Confira os nossos artigos!
Assinatura de Concursos
Assinatura de 1 ano ou 2 anos
Créditos:
Estratégia Concursos