Concursos públicosEstratégia Concursos

Fique por dentro – Concurso AFT: nomeações previstas para novembro!

Acesse também o material de estudo!


Ministro do Trabalho solicitou nomeações do concurso AFT para as semanas de novembro

Os aprovados no concurso AFT (Auditor-Fiscal do Trabalho) finalmente poderão ter suas nomeações publicadas!

Isso porque, segundo um ofício assinado pelo ministro do Trabalho, Luiz Marinho, ao qual o Estratégia obteve acesso nesta sexta-feira (31), os chamamentos estão previstos já para novembro.

O documento faz jus a um pedido de retificação de uma solicitação de provimento de vagas. Nele, consta a mudança e adição da frase “prevista para as próximas semanas de novembro de 2025”.

A ideia, conforme o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), é garantir o atendimento aos prazos de validade do Concurso Nacional Unificado (CNU) de 2024 e evitar prejuízos à execução de políticas públicas.

Lembrando que o resultado final já foi homologado desde agosto de 2025, mas o certame chegou a ser suspenso por causa de um pedido judicial.

Ademais, é esperado o chamamento de 900 oportunidades para o cargo de Auditor-Fiscal do Trabalho, carreira que possui salário inicial de R$ 23,9 mil.

>>>>> Confira o ofício na íntegra!

Sinait pede apoio à AGU para reverter eliminações no concurso AFT

O Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (Sinait) trabalha, desde o início de outubro, em busca de soluções para potenciais problemas enfrentados pelos aprovados no concurso AFT.

Dessa vez, o presidente da entidade sindical, Bob Machado, e a diretora, Olga Valle, reuniram-se com o subprocurador-geral da União, Flávio de Medeiros, da AGU (Advocacia-Geral da União).

Durante o encontro, os representantes do Sinait solicitaram o apoio da AGU para reverter as eliminações de aprovados e garantir a continuidade regular do concurso, com a posse imediata dos candidatos.

Isso, mesmo diante das investigações da Polícia Federal sobre possíveis fraudes que têm atrasado o andamento do certame.

Como argumento, a fim de garantir revalidação de aprovados, o presidente do Sinait retomou a ideia de que o Cebraspe errou ao dizer que não foram recebidos os documentos exigidos para a devida aprovação no Curso de Formação.

O subprocurador disse que já foi criado um comitê de situação dentro do MGI com participação da AGU, em que os dois órgãos estão acompanhando a investigação com preocupação.

“No entanto, o interesse público precisa ser preservado com a posse dos aprovados. Vamos analisar o caso concreto com o maior cuidado assim que as demandas surgirem”. 

No início de setembro, o Sinait também começou as tratativas para a viabilização do uso do Cadastro Reserva de modo a trazer novos auditores fiscais para o quadro profissional.

As conversas seguem com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O assunto é tratado como urgente. No encontro, o sindicato apresentou uma carta assinada por centrais sindicais em apoio à convocação do cadastro reserva para o cargo de Auditor-Fiscal do Trabalho (AFT).

O documento foi entregue à ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck, mas o encontro foi realizado com o próprio ministro do trabalho.

O argumento utilizado pelo Sinait é de que a demanda é justa pelo apoio inédito de diversas centrais sindicais.

Nos dois momentos, o ministro Luiz Marinho reiterou que esses assuntos serão resolvidos e que há interesse do MTE em conceder as reivindicações.

Para conferir de perto TODOS os detalhes do concurso AFT, além das nomeações previstas para novembro, acesse agora mesmo o artigo completo que preparamos para você:

Saiba mais: Concurso AFT


Cursos para o concurso AFT

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Créditos:

Estratégia Concursos

Acesse também o material de estudo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *