Fique por dentro – Auditoria Interna para Concursos Fiscais
Acesse também o material de estudo!
Olá, estrategista! Hoje, vamos recordar os principais assuntos de auditoria interna para concursos fiscais.
Estamos com ótimas notícias de editais abertos e previstos, como SEFAZ-GO, Sefaz-DF e SEFA-PA. Assim, a meta é gabaritar essa matéria que tem um ótimo “custo-benefício” para prova: conceitos de fácil entendimento, alto peso na prova e aproveitável para diversos concursos.

Conversaremos sobre:
- O que é auditoria interna
- Diferença entre auditoria interna e externa
- Semelhanças entre os dois tipos de auditoria
- Questões resolvidas
Auditoria Interna para Concurso Fiscais: O que é Auditoria Interna?
Indo direto ao ponto, de acordo com a NBC TI 01: “A Auditoria interna compreende os exames, análises, avaliações, levantamentos e comprovações, metodologicamente estruturados (…) com vistas a assistir à administração da entidade no cumprimento de seus objetivos”.
Trata-se de um trabalho contínuo, de controles de processos internos, que resulta em um relatório a ser apresentado à administração da entidade.
Um ponto interessante é que a auditoria interna contábil (cujas normas são regidas pelo Conselho Regional de Contabilidade) é atribuição privativa de contadores. Porém, nada impede que auditorias de outras áreas (médica, de engenharia, entre outras) seja executada por outros profissionais.
Mas professor, para a prova, o que responder?!
Depende! Sugiro seguir essas dicas:
- Cita que não se tratar de auditoria contábil: qualquer formação;
- Não cita qual tipo de auditoria: regra geral, atribuição específica de contador.
Vale destacar ainda que a auditoria interna é aplicável tanto a organizações públicas quanto privadas e que seu relatório final não apenas aponta as não conformidades, mas também recomenta soluções (recomenda, não implementa).
Auditoria Interna para Concurso Fiscais: Auditoria Interna x Auditoria Externa
Diferenças Entre os Conceitos
A principal diferença entre os dois tipos de auditoria é o usuário final e o grau de independência do profissional.
O auditor externo tem independência profissional e busca aumentar o grau de confianças das demonstrações contábeis, principalmente, para usuários externos: credores, investidores, entre outros.
Na auditoria interna, o auditor possui vínculo direto com a empresa e possui menor grau de independência, tendo apenas autonomia funcional. Seu escopo de atuação é direcionado pelas necessidades da empresa e o resultado do trabalho direcionado ao cliente interno.
Semelhanças Entre Auditoria Interna e Externa
Os conceitos relacionados ao planejamento e execução da auditoria interna são muito semelhantes aos aplicados à externa.
Em ambos os casos o auditor deve buscar segurança razoável por meio de evidências adequadas (relacionadas à qualidade) e suficientes (relacionado à quantidade).
Ainda, o profissional de auditoria deve agir com ceticismo profissional (cogitar sempre a possibilidade de haver erros ou fraudes nas informações) e julgamento profissional (conhecer as técnicas, normas e procedimentos e aplicá-las ao trabalho em curso).
Por fim, relembremos os princípios éticos compartilhados pelos auditores internos e externos:
Competência, Integridade, Confidencialidade, Objetividade e Conduta profissional: CICOC. Lembrem-se daquela famosa marca de vodca!
Auditoria Interna para Concurso Fiscais: Questões Resolvidas
Agora, vejamos como o tema é cobrado na prática:
(CONSULPLAN – 2025 – ADAPTADA)
É dispensada a verificação de integridade de demonstrações ou quaisquer outros documentos que forem anexados aos papéis de trabalho, uma vez que é responsabilidade da Administração garantir que sejam íntegros.
R: Falso. O auditor interno “presta contas” à alta administração, assim, a própria não pode garantir que todos os processos da empresa são íntegros e esse é um dos motivos pelos quais existe o trabalho da auditoria.
(VUNESP – 2025)
Com relação às diferenças entre auditoria interna e independente:
- o auditor independente pode ter vínculo empregatício com a entidade auditada.
- a opinião da auditoria independente não visa o público externo.
- na auditoria independente o objetivo é a emissão de opinião sobre as demonstrações contábeis.
- o auditor interno necessariamente é o empregado da empresa auditada.
- o auditor interno não pode ir além da verificação da correta aplicação de normas e procedimentos.
R: como vimos acima, o auditor independente analisa as demonstrações contábeis da organização para atender às necessidades de informação do público externo (investidores, credores, entre outros), principalmente. Deve ter independência funcional e não pode ter vínculo empregatício com a empresa auditada.
Já o auditor interno pode (ou não), ser funcionário da empresa e não se limita a aplicação de normas e procedimento, tendo um rol amplo de trabalho norteado pela Administração.
Assim, gabarito letra C.
Para os que desejarem se aprofundar mais no assunto, fica a dica da ótima aula do professor Guilherme Santana:
Por hoje é só, pessoal. Ótimos estudos e até a próxima!
Julio Moraes
Cursos e Assinaturas
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em concursos públicos em todo o país!
Concursos Abertos
Concursos 2025
Créditos:
Estratégia Concursos