Fique por dentro – Alepe aprova Lei de Cotas
Acesse também o material de estudo!
Concurso Unificado Pernambuco pode ser retomado após aprovação da Lei de Cotas
Atenção, concurseiros! Assim como os demais trâmites para a abertura do Concurso Público Unificado do Pernambuco, outra medida que impedia a retomada acabou de ser oficialmente resolvida.
Isso porque a Assembleia Legislativa do Pernambuco (Alepe) aprovou nesta quarta-feira (15) as propostas que incluem a reserva de 30% das vagas em concursos estaduais para pretos, pardos, indígenas e quilombolas.
A nova legislação terá vigência imediata e deve impactar diretamente o CNU PE, cujo edital havia sido suspenso na última sexta-feira (10), justamente para permitir a inclusão das cotas raciais.
Do total de vagas oferecidas, 25% serão destinadas a candidatos pretos e pardos, 3% a indígenas e 2% a quilombolas. O texto agora segue para a sanção da governadora Raquel Lyra, o que não deve demorar a acontecer.
Vale lembrar que, somente no primeiro dia de inscrição, cerca de 8.500 pessoas já registraram o seu lugar na disputa, número que deve aumentar exponencialmente após a respectiva retomada.
Falta de cotas raciais no CPU PE gerou críticas da população e a própria OAB
De acordo com uma entrevista concedida ao portal G1, a vice-presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB, Márcia Santos, afirmou que a falta de cotas pode levar o certame a uma possível suspensão.
A vice-presidente da Comissão ainda declarou que a governadora do Estado, Raquel Lyra, alegou que não tinha essa obrigação de inserir as vagas para cotas no certame.
No entanto, conforme aponta Márcia Santos, isso vai contra o que consta no artigo 39 do estatuto, assinado pela própria governadora em 2023.
“É dever do poder público promover ações que assegurem a igualdade de oportunidades no mercado de trabalho para a população negra, inclusive nas contratações do setor público”.
Embora exista o estatuto, considerado um instrumento importante para a promoção da igualdade social, ele pode acabar enfraquecido, alertou Márcia.
Por este motivo, a vice-presidente afirmou que a Comissão de Igualdade Racial da OAB elaborou um ofício que será enviado à governadora, com o objetivo de pressionar as devidas alterações no edital do concurso.
Após essas declarações, a própria FCC suspendeu as inscrições. A banca etirou do ar o link de inscrições para o concurso Unificado de Pernambuco.
Vale lembrar que o prazo havia sido aberto na data de hoje, 9 de outubro. Agora, os candidatos não estão mais conseguindo realizar o acesso em detrimento da ausência do link de inscrição.
Abaixo é possível verificar que o tópico que trata de “links e arquivos” não possui mais o acesso para a página de inscrições do certame. Confira:

Para saber TODOS os detalhes do Concurso Unificado de Pernambuco (PE), além da Lei de Cotas aprovada, acesse agora mesmo o artigo abaixo e veja tudo na íntegra!
Saiba mais: Concurso Unificado PE
Quer estudar para o Concurso Unificado Pernambuco?
Assinatura Concursos
Assinatura de 1 ano ou 2 anos
Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira os nossos artigos!
Créditos:
Estratégia Concursos